quinta-feira

A importância da mãe durante o inicio de vida de uma criança...

Para as mamãs/papás que lêm este blog…e também para as que não são mamãs/papás…


Ora então é assim… na minha opinião os primeiros meses de vida de um recém-nascido são tremendamente importantes e dentro dessa importância (volto a frisar, NA MINHA OPINIÃO) a mãe da criança, desempenha um papel mais activo e importante que o pai. Apesar de não menosprezar, o trabalho de apoio que o pai deve dar à mãe e à criança, apenas acho que a mãe está melhor “programada” para cuidar dela.

Ora posto isto, vou lançar a pergunta ou dilema que me ocupa a cabeça neste momento…

Então é assim, tenho uma colega que está prenha (termo correcto apesar de muito “cruel”), o problema é que esta mesma colega encontra-se a estudar em horário pós laboral, e pela altura do nascimento da criança, coincidirá com o início do 3º ano da faculdade…
Argumentei que quando a criança nascer pelo menos nos 4/5/6 primeiros meses acho que ela deveria por o estudo em “stand by” ou seja, por um ano de pausa… ou o semestre se fosse possível… Pois na minha cabeça faz-me muita confusão a MÃE estar afastada da criança mesmo que “apenas” 5/6 horas por dia à noite (enquanto vai para a faculdade, sair de casa ás 18/19h…voltar ás 23/24h), enquanto esta é recém-nascida… posso ser eu que sou antiquado, ou até posso estar a pensar erradamente…mas eu penso que um filho é o “PRAZER MÁXIMO” que podemos ter nesta vida e por ele devemos fazer todos e qualquer, mesmo que isso implique desistir momentaneamente do curso…

Por isso caríssimas e caríssimos leitores, mamãs e papás, mulheres e homens…

Digam-me de vossas justiças…experiências…opiniões…esclareçam-me…

ACHAM QUE UMA MÃE PODE “ABANDONAR” O FILHO MESMO QUE "APENAS" DURANTE 5/6 HORAS POR DIA, ENQUANTO ESTE É RECÉM-NASCIDO…?!?!?!?!?

13 comentários:

  1. Mãe e filho foram feitos um para o outro. Um do outro. Ok. com uma pequena ajuda externa...lol

    Estarem juntos é fundamental...Para sempre.)

    ResponderEliminar
  2. M. - deduzo então que estou certo...eheheh...a mãe não deve "abandonar" a criança...muito menos quando é recém-nascida...

    ResponderEliminar
  3. Não! Deixa que ela tenha o filho que depois não vai ser capaz de afastar-se dele! :)

    ResponderEliminar
  4. Malena - pois eu também já lhe disse isso...quando nascer falamos...ehehhe

    ResponderEliminar
  5. Em 1º lugar, considero que a mãe e mulher não tem que deixar de viver a vida dela para viver em função do filho; 2º não é abandono, abandono é uma coisa terrivel, ela apenas continua com o ritmo de vida dela, e quando não está ou não pode estar junto com o filho, é ao pai, que compete zelar pelo filho de ambos; e se amamenta nem é por ai, porque pode retirar o leite...além disso, é uma oportunidade para o pai reforçar o vinculo com a criança. Mas tb concordo com o que já foi escrito: vai ser dificil ela separar-se nem que seja por umas horas.

    ResponderEliminar
  6. Miss Piglet - em sequer me passou pela cabeça...ela deixar de viver a vida dela...aliás sou o 1º a apoiar que ela deve retomar os estudos assim que possível...apenas acho que nestes meses iniciais da vida da criança...poderia ou poderá por em stand by a faculdade...pois a criança necessitará mais dela... o retirar leite claro que sim...mas pelo aquilo que sei...a criança nota a diferença entre sentir o aperto e colo quente da mãe...ao biberon...estamos a falar em deixar o filho ao cuidado do pai durante 6 horas...um filho com mês de idade...para mim é mais importante a mãe que o pai...sendo ambos igualmente importantes...

    ResponderEliminar
  7. Abandonar?

    As pessoas têm de trabalhar. Não podem estar, infelizmente, em casa só a olhar para o filho. Claro que os filhos são a coisa mais importante do mundo mas não se pode (nem se deve) abdicar do resto da nossa vida. A tua colega está a estudar, a investir nela, provavelmente até para dar melhor vida ao filho. Estar longe, a estudar, meia dúzia de horas não me parece grave. Se falássemos daquelas mulheres que trabalham todo o santo dia... o caso era diferente. Mas o pai, os avós, os amigos, os tios, toda a gente pode - e deve - ajudar. A mãe não tem de se anular.

    ResponderEliminar
  8. S* - eu não digo a ela...para deixar de viver...nem muito menos passar a viver para a criança...o que eu digo...é que acho que no inicio da vida da criança...deixá-la mesmo que apenas 5/6 horas por noite é significativo...na minha opinião é uma altura muito importante...por isso é recomendado pelos médicos uma licença de 4/5 meses...após o parto... por ser extremamente importante o contacto...mãe/filho...não estou a falar quando a criança já têm 7/8 meses...mas sim...acabou de nascer...nem 1 mês têm...

    ResponderEliminar
  9. Olha, há mais de 30 anos o tempo de licença de parto era de 1 mês. Há coisas das quais não devemos opinar, quando não passamos por elas. Vai ser dificil para a mãe se separar do filho, mas se o fizer tem de pensar que é para o bem dele. Porque mãe feliz, de bem com a vida, sem estar frustrada é o melhor que pode acontecer a uma criança. Estas mulheres devem ser apoiadas em vez de, mesmo entre aspas, as apelidarem de abandonar os filhos.
    Eu sou mãe, não tive de estudar, mas TIVE de ir trabalhar 2 meses depois...o meu filho é seguro, saudável, adoramo-nos profundamente. O que importa é que quando estamos com eles, eles sintam segurança, e eles sentem muito bem, mesmo com meses de idade quando estão a ser abandonados ou não,
    Desculpa alguma agressividade, mas é um tema desasiado sensivel

    ResponderEliminar
  10. Primeiro, quero ter um filho, só depois saberei o que dizer...

    ResponderEliminar
  11. queroumabicicletamarela - realmente á coisas que só passando por elas poderemos opinar...com alguma certeza...por isso é que eu disse na minha opinião deveria ser *****... já tive hipoteses de responder a outros leitores..mas repito...não quero que a mãe abdique de tudo em detrimento do filho...claro que não... e já agora em tenho consciência que abandonar é uma palavra muito forte e talvez mal adequada pra o que pretendo dizer por isso a ponho entre ""... mas também acredito no que dizes que será muito dificil para mae "largar" o filho com dias de idade..para ir estudar...desculpa-me mas não interiorizo tal coisa..não estou a dizer que será uma má mãe se o fizer...apenas acho que fisicamente será super desgastante para ela...na minha opinião ela por um ano de pausa..na faculdade nao faria mal nenhum....
    P.S. - não é agressividade mas sim a tua opinião, como tal essa é importante aqui neste burgo...ehehhe...e também...BEM VINDA....

    ResponderEliminar
  12. retiro o que disse... - eu também quero...aliás gostava que fosse para breve e tudo...mas acho que será esta a minha opinião...

    ResponderEliminar
  13. ººº
    Eu tb, para poder ter uma opinião ...!

    ResponderEliminar

Vá lá.. xiba-te de qualquer coisa...