segunda-feira

Hoje vim aqui falar de um tema assim pra o difícil, seja de entender, seja de aceitar e seja de como reagir…


Estou a falar, do bullying…!!!


Por aqui por um dos blogs que leio e aqui há uns tempos deixei um comentário ( “NÃO LIGUES AO QUE OS OUTROS DIZEM, ELES SÓ TÊM A CAPACIDADE DE TE MAGOAR, DEPRIMIR, SE TU LHES DERES ESSA POSSIBILIDADE, A ESTRELA DA TUA VIDA ÉS TU MESMA E SÓ TU PODES DECIDIR O QUE FAZER COM ELA, QUEM TE MAGOA E QUEM TE FAZ SORRIR…”) num post que falava sobre o bullying, principalmente verbal e por consequência mental que a rapariga sofria por parte de familiares e amigos e simples desconhecidos… e fui de seguida “atacado” por vários leitores que eu não sabia o que falava, que não era maneira de reagir…

Ora, ao dizerem-me isso, entrou aqui na mioleira e ficou por cá a remoer, durante horas e dias a fim… Isto só pode ser dito por alguém que não faz a mínima ideia de COMO sou…fisicamente claro… Ora fodaxxxxx… Nasci há 34 anos atrás, e resido neste paraíso que é Portugal (ironia) desde o meu 1º ano de vida… e sou, na falta de melhor palavra, PRETO… sim…não me afecta esta autodenominação…
Sofri imenso com a minha cor de pele (associar à burrice ou falta de inteligência, aos macacos, ao cheiro…)… desde tenra idade… e sempre lidei com isso da melhor maneira que arranjei, umas vezes com indiferença, outras com agressões verbais, outras infelizmente ( a idade já me fez perceber que isto não resolve nada) com agressões físicas… mas acima de tudo NUNCA deixei que me afectasse a mioleira com isso…

Talvez seja eu que realmente seja diferente, seja, mais inteligente ou então mais distraído que a maioria e pense (agora e sempre) que aquilo que os outros dizem só me magoa, só me deprime, só me afecta, SE EU ASSIM O PERMITIR…


Quero com isto dizer, que na minha modesta opinião… o bullying sempre existiu, e sempre irá existir, seja qual for o motivo… racismo, obesidade, “nerds”, loiras… Como lidar com isto, vai de cada um, para mim e o que irei tentar passar para as minhas futuras crianças é que… tudo o que os outros digam só afecta se elas deixarem… e nos outros incluo também, os pais, tios e outros que participem no desenvolvimento da criança…

3 comentários:

  1. Caríssimo,

    Levanto-me e aplaudo de pé!

    Um abraço de um branco com um décimo de Amarelo e uma percentagem indefinida de sei-lá-mais-o-quê...
    (não que me interesse muito saber)

    :)

    ResponderEliminar
  2. O bullying existe sobre as mais variadas formas, infelizmente e devido à minha profissão lido com ele, e posso-te dizer que nem todos têm essa capacidade mental de pensar que são sempre superiores a eles...Da minha parte e como deve ser estou para ajudar quem eu acho que sofre de bullying, mas olha que por vezes as pessoas acabam por se resguardar e viver em sofrimento...quanto aos comentários das outras pessoas em relação ao teu...olha mais uns que passam!

    Um beijo enorme !

    ResponderEliminar
  3. Existe sim! Sempre existiu!
    Quanto ao seres preto só tens é que sentir orgulho! :)

    Beijocas, meu amigo!:)

    ResponderEliminar

Vá lá.. xiba-te de qualquer coisa...