quarta-feira

Baboseiras...sem nexo...

Sei que a minha caminhada tem um destino e uma direcção, por isso devo medir meus passos, minhas palavras, prestar atenção no que faço e no que fazem os que a mim me orientam sem malicía...

Que eu não me iluda com o ânimo e o vigor dos primeiros instantes, porque chegará o dia em que os pés não terão tanta força e se magoam e ferem mais cedo...e não permitem a minha caminhada...


Todavia, quando o cansaço chegar, que eu não me desespere e acredite que ainda terei forças para continuar, principalmente quando houver quem me auxilie...

É oportuno que, em meus sorrisos, eu me lembre de que existem os que choram, e que assim o meu riso não ofenda a mágoa dos que sofrem e por outro lado, quando chegar a minha vez de chorar, que eu não me deixe dominar pelo inferno da dor, mas que eu entenda o sentido do sofrimento, que me nivela, que me iguala, que torna igual a todos os outros homens...

Quando eu tiver tudo, farnel e coragem, água no cantil, e ânimo no coração, botas nos pés e chapéu na cabeça, e assim não temer o vento e o frio, a chuva e os temporais, que eu não me considere melhor do que aqueles que ficarão para atrás, porque pode vir o dia em que nada terei, e aqueles que ultrapassei na caminhada, me alcançarão e também poderão fazer como eu fiz por eles, e assim saberei que não ficarei no caminho sem concluí-lo...

Quando o dia brilhar, que eu tenha vontade de ver a noite em que a caminhada será mais fácil e mais amena; quando for noite, porém e a escuridão tornar mais difícil a chegada, que eu saiba esperar o dia como aurora, o calor como bênção...

Que eu tenha a lúcidez para perceber que uma caminhada sozinho pode ser mais rápida, mas será de certeza muito mais vazia...

Quando eu tiver sede, que encontre as fontes de água no caminho, e partilhe de minha fortuna com os demais... quando eu me perder, que tenha alguém que me indique, a direcção...

Que eu não siga os que se desviam, mas que ninguém se desvie seguindo os meus passos...

Que a pressa em chegar não me afaste da alegria de ver as flores florescer, que eu não pertube a caminhada de ninguém, que eu entenda que seguir faz bem, mas que, às vezes, é preciso ter-se a bravura de voltar atrás e recomeçar e tomar outra direção...

Que eu não caminhe sem rumo, que eu não me perca nas encruzilhadas, que eu não tema os que assaltam-me, os que embuçam, mas que eu vá onde devo ir e se eu cair no meio do caminho, que fique marcada a lembrança de minha queda para impedir que outros caiam no mesmo abismo...

Que eu chegue, sim, mas ainda mais importante, que eu faça chegar quem me perguntar, quem me pedir conselhos e acima de tudo que consiga guiar todos os que confiam em mim!

3 comentários:

Vá lá.. xiba-te de qualquer coisa...