quarta-feira

Que eu...

Sei que na minha caminhada tem um destino e uma direcção,por isso devo medir meus passos, prestar atenção no que faço e no que fazem os que por mim também passam ou pelos quais passo eu...
Que eu não me iluda com o ânimo e o vigor dos primeiros trechos, porque chegará o dia em que os pés não terão tanta força e se ferirão no caminho e se cansarão mais cedo...
Todavia, quando o cansaço chegar, que eu não me desespere e acredite que ainda terei forças para continuar,principalmente quando houver quem me auxilie...
É oportuno que, em meus sorrisos, eu me lembre de que existem os que choram, que, assim,meu riso não ofenda a mágoa dos que sofrem:por outro lado, quando chegar a minha vez de chorar, que eu não me deixe dominar pela desesperança,mas que eu entenda o sentido do sofrimento,que me nivela, que me iguala, que torna todos os homens iguais...
Quando eu tiver tudo, farnel e coragem, água no cantil, e ânimo no coração, bota nos pés e chapéu na cabeça,e, assim, não temer o vento e o frio, a chuva e o tempo. Que eu não me considere melhor do que aqueles que ficarão atrás, porque pode vir o dia em que nada terei mais para minha jornada e aqueles,que ultrapassei na caminhada, me alcançarão e também poderão fazer como eu fiz e nada de facto fazer por mim,que ficarei no caminho sem concluí-lo...
Quando o dia brilhar, que eu tenha vontade de ver a noite em que a caminhda será mais fácil e mais amena; quando for noite, porém e a escuridão tornar mais difícil a chegada,que eu saiba esperar o dia como aurora, o calor como bênção...
Que eu perceba que a caminhada sozinho pode ser mais rápida,mas muito mais vazia...
Quando eu tiver sede, que encontre a fonte no caminho,quando eu me perder, que ache a indicação, a seta, a direcção...
Que eu não siga os que desviam, mas que ninguém se desvie seguindo os meus passos...
Que a pressa em chegar não me afaste da alegria de ver as flores simples que estão a beira da estrada,que eu não pertube a caminhada de ninguém, que eu entenda que seguir faz bem, mas que, às vezes,é preciso ter-se a bravura de voltar atrás e recomeçar e tomar outra direção...
Que eu não caminhe sem rumo,que eu não me perca nas encruzilhadas,mas que eu não tema os que assaltam-me, os que embuçam, mas que eu vá onde devo ir e,se eu cair no meio do caminho,que fique a lembrança de minha queda para impedir que outros caiam no mesmo abismo...
Que eu chegue, sim, mas, ainda mais importante, que eu faça chegar quem me perguntar,quem me pedir conselho, e acima de tudo, me seguir, confiando em mim!

Sem comentários:

Enviar um comentário

Vá lá.. xiba-te de qualquer coisa...